Futebol virtual sempre foi uma febre entre os games, e nessa categoria a maior concorrência sempre ocorreu entre a EA Sports e Konami, produtores de FIFA e PES, respectivamente. No decorrer dos anos a evolução nos jogos de futebol foi bem gradativa e tornou esta disputa ainda mais acirrada.
PES ou Pro Evolution Soccer, inicio-se em 1994 quando a Konami entrou de cabeça na categoria e na disputa contra o FIFA, com o lançamento do ISS ou International Super StarSoccer, para SNES e seria o primeiro WE(Winning Eleven). Em 1996, já no PlayStation, o primeiro WE foi lançado e deu início ao domínio da konami no ramo. Somente em 2001, agora no PS2, WE começou a ser chamado também de PES com o lançamento do WE5. Em 2007 a Konami mudou o padrão da nomenclatura da franquia com o PES 2008, o padrão que continua até hoje com o PES 2013
A EA Sports foi a precursora da categoria e em 1993 lançou o FIFA International Soccer ou FIFA 94, dando início a franquia no Mega Drive e SNES. Em 1996, com o FIFA 96 a concorrência começou de verdade contra a Konami, já no Playstation. A partir de 2005 a nomenclatura foi modificada para FIFA 06, a qual se mantém até hoje com o FIFA 13. A EA Sports sempre tentou buscar um jogo mais voltado à simulação, mas somente a poucos anos atrás conseguiu chegar a um padrão e estabelecer uma nova era para os simuladores de futebol e então assumir a liderança na categoria, que sempre foi do rival.
Com a chegada da 7ª geração de games(PS3 e Xbox 360) a disputa acabou ficando ainda mais quente. Com a evolução dos gráficos e realismo dos games, a mecênica do jogo também precisou ser muito modificada. A hegemonia que sempre foi da Konami, a partir de 2010 começou a ser abalada pela EA Sports. O FIFA se tornou um game muito mais próximo da realidade, e por muitos foi considerado um verdadeiro simulador de futebol, enquanto o PES manteve sua qualidade de sempre, mas não conseguiu evoluir na mesma proporção do seu rival, sendo considerado um jogo mais arcade.
Nos últimos anos, o FIFA evoluiu mais do que o PES não somente na jogabilidade, mas também na qualidade gráfica, conquistando cada vez mais adeptos e fazendo com que boa parte dos fãs de carteirinha do PES migrem para o FIFA. Especialmente para os que sempre prezaram por um jogo mais tático e técnico, FIFA apresenta um jogo mais ideal, ficando PES ainda em um estilo de jogo mais dinâmico e corrido. FIFA possui uma mecânica de passe e chute muito mais aprimorada, exigindo melhor posicionamento do jogador para que a jogada seja bem executada.
Em contrapartida, as últimas versões do PES apresentam alguns diferenciais como exclusividade da Liga dos Campeões da Europa, Libertadores da América e Campeonato brasileiro, além dos tradicionais modos Master Liga e Rumo ao Estrelato. O FIFA apresenta modos similares, mas o seu grande diferencial é que detÊm os direitos sobre as seleções afiliadas a FIFA. Isso tudo sem contar os modos on-line, onde os dois games se equiparam bastante e ampliam ainda mais o jogo.Em suma, não dá para negar a supremacia atual do FIFA na categoria, contando que esse patamar só foi alcançado depois de anos de aprimoramentos e severa disputa com seu rival. Mas não pense que os japoneses da Konami irão ficar sentados olhando o jogo rolar. Bem pelo contrário, estão suando sangue para recuperar a ponta da categoria que sempre foi sua, isso se prova na versão do PES 2013 que ficou consideravelmente melhor do que as dos anos anteriores e conseguindo quase que se igualar ao FIFA 13 na qualidade geral da obra. Resta esperar as novas versões 2014 para atualizar-se o páreo, que promete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário